1. Estado | DF | 2. Município | 3. Bairro | Samambaia | ||
4. Número de Participantes | 20 pessoas | 5. Data | 19/05/2011 | |||
6. Educadores Responsáveis pela atividade | Paula dos Santos Almeida e Francisco Martins | |||||
7. Organizações envolvidas com a atividade (parcerias) | Associação Arte Cultura e Vida – RECID - DFE | |||||
8. Objetivo da atividade:
Formação Continuada de Mediadores de Leitura - Contribuir para a ampliação do índice de leitura a partir da formação continuada de mediadores de Leitura, junto aos professores e/ou responsáveis por bibliotecas, capacitando-os com embasamento teórico e orientação prática. |
9. Caracterização do grupo que participou da atividade (...)
20 pessoas ligadas a área do Livro e Leitura como bibliotecários, agentes da Mala do Livro, Bibliotecários, professores e representantes da comunidade. Todos com o intuito de aprender mais sobre a metodologia para formação do leitor. |
10. Descrição dos momentos que compuseram a atividade de formação, dos conteúdos abordados, da metodologia e materiais utilizados:
A oficina teve início às 8:00 horas 1° Acolhida e boas vindas aos participantes 2° Apresentação das instituições responsáveis pelo curso e dos educadores/as mediadores/as da etapa 3° Apresentação dos participantes através da dinâmica a seguir: a) Leitura do texto “O desafio do mar” (ANEXO 1) b) Formaram-se grupos de 4 ou 5 pessoas e encaminharam-se as seguintes tarefas: (dar uma cópia do texto, 1 folha de papel madeira, pincéis atômicos, tesoura, cola, papel sulfite... para cada grupo). c) Refletir no grupo a questão: Qual é o desafio do mar? d) Fazer um barco de papel colorido (utilizando o material dado) e) Criar um cartaz com uma paisagem colorida que contenha: o barco feito, praia, árvores, sol, e outros elementos desejados. f) Escolher o nome do grupo e escrevê-lo. g) Escrever uma frase de otimismo para engrandecimento do grupo. h) Apresentação do trabalho de cada grupo e dos seus participantes (nome, o que faz e por que está no curso). Atividades práticas 09:00h - Construção da escrita – (Vídeo 15 minutos) Procedimentos: Orientar que vamos assistir a um pequeno vídeo que fala da origem da escrita e todos tiveram a oportunidade de fazer comentários a respeito e compartilhar o conhecimento. 09h30 - O que é ser um/a mediador de leitura? Procedimentos: a) Disponibilizamos tarjetas e pincéis atômicos para os participantes; b) Pedimos que cada um/a escrevesse na tarjeta o que pensa ser ou defina o que é ser um mediador/a de leitura? c) Após todos/as falarem sobre sua definição o mediador/a procede comentários gerais e concluímos com a leitura compartilhada do texto: “Construção do eu leitor – como se dá a formação do leitor”. (ANEXO 2) 10h15 - Lanche 10h30 – O papel do/a mediador/a de leitura: Procedimentos: a) Através de um slide apresentar e discutir os seguintes objetivos com os participantes, lembrando que são objetivos que a ação do mediador/a de leitura deve despertar nos seus acompanhados/as ou educandos/as. Conteúdo do slide: Que os mediados/as sejam capazes de: - Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos. - Respeitar a variedade linguística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa. - Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário. - Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. - Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte. - Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses. -Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção gramatical e ortográfica. 11:00h Exercitando a linguagem oral - Atividade: Procedimentos: a) Exercitando a linguagem oral – explicamos que iríamos começar uma história imaginária e que cada um deveria contribuir com a narração, acrescentando uma parte à história. Ao final atribuir em concordância com o grupo, um título para a narrativa. b) Avaliamos rapidamente a atividade ressaltando: A importância de saber ouvir / Os problemas da história como deslizes que muitas vezes acontecem quando falamos, relatamos um fato a alguém, lacunas, etc./ Destacamos também a importância da linguagem oral para a comunicação e para o processo de leitura e aprendizagem. 11h30h - A capacidade de leitura do cérebro - Atividade: Procedimentos: a) Apresentar o slide com as estratégias de leitura (SLIDE) Ao termino dessa atividade informar que na etapa seguinte iremos estudar sobre o que acontece quando lemos. - Encaminhamento para próxima etapa: cada participante fazer um registro de suas impressões e aprendizados da 1ª etapa e trazer na 2ª etapa. 11h50 - Avaliação da etapa e encerramento. . |
11. Apresentação dos avanços e aprendizados dessa atividade
|
13. Descreva as facilidades e dificuldades encontradas para realização dessa atividade
A facilidade foi poder contar com vários parceiros e colaboradores para a realização deste curso. Entre eles a Biblioteca Braille e a Faculdade Católica nos do curso, que não somente compareceram, mas auxiliaram na divulgação do curso. A dificuldade é que várias mais pessoas gostariam de estar presente, mas por se tratar de um dia de trabalho (quinta-feira, pela manhã), não puderam comparecer. |
14. Quais os resultados alcançados?
Comum entendimento entre todos os participantes sobre o papel social que tem o mediador de leitura, que vai além da formação do leitor. |
15. Comentários
A oficina proporcionou um momento de debate e reflexão sobre o papel da família e da escola, sobretudo do professor como os principais mediadores de leitura, ou que deveriam ser. Foram abordados temas como as dificuldades que o professor enfrenta e como ele também pode se tornar um “entrave” no processo. Quando por exemplo se utiliza muito mais dos recursos tecnológicos ( internet) do que do livro. |
Nome da Entidade responsável:
Associação Arte Cultura & Vida e Recid DF
Assinatura do educador responsável :
Paula dos Santos Almeida
Contato educador responsável (e-mail e telefone):
Paula dos Santos Almeida –
(61) 34581195 (61) 99783022
Nenhum comentário:
Postar um comentário