segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relatório da Oficina de Formação Continuada de Mediadores de Leitura

 
1. Estado
DF
2. Município
  
3. Bairro
Samambaia
4. Número de Participantes
   20 pessoas
5. Data
19/05/2011
6. Educadores Responsáveis pela atividade

Paula dos Santos Almeida e Francisco Martins
7. Organizações envolvidas com a atividade (parcerias)
Associação Arte Cultura e Vida – RECID - DFE



8. Objetivo da atividade:

Formação Continuada de Mediadores de Leitura - Contribuir para a ampliação do índice de leitura a partir da formação continuada de mediadores de Leitura, junto aos professores e/ou responsáveis por bibliotecas, capacitando-os com embasamento teórico e orientação prática. 


9. Caracterização do grupo que participou da atividade (...)

20 pessoas ligadas a área do Livro e Leitura como bibliotecários, agentes da Mala do Livro, Bibliotecários, professores e representantes da comunidade. Todos com o intuito de aprender mais sobre a metodologia para formação do leitor.  



10. Descrição dos momentos que compuseram a atividade de formação, dos conteúdos abordados, da metodologia e materiais utilizados:

A oficina teve início às 8:00 horas

1° Acolhida e boas vindas aos participantes
2° Apresentação das instituições responsáveis pelo curso e dos educadores/as mediadores/as da etapa
3° Apresentação dos participantes através da dinâmica a seguir:

a) Leitura do texto “O desafio do mar” (ANEXO 1)
b) Formaram-se grupos de 4 ou 5 pessoas e encaminharam-se as seguintes tarefas:
(dar uma cópia do texto, 1 folha de papel madeira, pincéis atômicos, tesoura, cola, papel sulfite... para cada grupo).
c) Refletir no grupo a questão: Qual é o desafio do mar?
d) Fazer um barco de papel colorido (utilizando o material dado)
e) Criar um cartaz com uma paisagem colorida que contenha: o barco feito, praia, árvores, sol, e outros elementos desejados.
f) Escolher o nome do grupo e escrevê-lo.
g) Escrever uma frase de otimismo para engrandecimento do grupo.
h) Apresentação do trabalho de cada grupo e dos seus participantes (nome, o que faz e por que está no curso).


Atividades práticas
09:00h - Construção da escrita – (Vídeo 15 minutos)

Procedimentos:
Orientar que vamos assistir a um pequeno vídeo que fala da origem da escrita e todos tiveram a oportunidade de fazer comentários a respeito e compartilhar o conhecimento.

09h30 - O que é ser um/a mediador de leitura?
Procedimentos:

a)        Disponibilizamos tarjetas e pincéis atômicos para os participantes;
b)        Pedimos que cada um/a escrevesse na tarjeta o que pensa ser ou defina o que é ser um mediador/a de leitura?
c)         Após todos/as falarem sobre sua definição o mediador/a procede comentários gerais e concluímos com a leitura compartilhada do texto:

“Construção do eu leitor – como se dá a formação do leitor”. (ANEXO 2)

10h15 - Lanche

10h30 – O papel do/a mediador/a de leitura:

Procedimentos:
a)    Através de um slide apresentar e discutir os seguintes objetivos com os participantes, lembrando que são objetivos que a ação do mediador/a de leitura deve despertar nos seus acompanhados/as ou educandos/as.

Conteúdo do slide:

Que os mediados/as sejam capazes de:

- Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.

- Respeitar a variedade linguística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.

- Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

- Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.

-Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção gramatical e ortográfica.

11:00h     Exercitando a linguagem oral -  Atividade:

Procedimentos:
a)        Exercitando a linguagem oral –  explicamos que iríamos começar uma história imaginária e que cada um deveria contribuir com a narração, acrescentando uma parte à história. Ao final atribuir em concordância com o grupo, um título para a narrativa.

b)    Avaliamos rapidamente a atividade ressaltando:  A importância de saber ouvir / Os problemas da história como deslizes que muitas vezes acontecem quando falamos, relatamos um fato a alguém, lacunas, etc./ Destacamos  também a importância da linguagem oral para a comunicação e para o processo de leitura e aprendizagem.


11h30h  - A capacidade de leitura do cérebro - Atividade:

Procedimentos:
a)    Apresentar o slide com as estratégias de leitura (SLIDE)
Ao termino dessa atividade informar que na etapa seguinte iremos estudar sobre o que acontece quando lemos.

- Encaminhamento para próxima etapa: cada participante fazer um registro de suas impressões e aprendizados da 1ª etapa e trazer na 2ª etapa.

11h50 - Avaliação da etapa e encerramento.
.   


11.   Apresentação dos avanços e aprendizados dessa atividade

  • Aprendemos sobre o papel do mediador de leitura não somente como agente formador de leitores, mas também como agente de transformação social;
  • Entendemos do se se trata as diversas linguagens, linguagem Verbal, Não verbal e mista;
  • Entendimento geral sobre a diferença entre o contador de histórias e o mediador de leitura.



13. Descreva as facilidades e dificuldades encontradas para realização dessa atividade

           A facilidade foi poder contar com vários parceiros e colaboradores para a realização deste curso. Entre eles a Biblioteca Braille e a Faculdade Católica nos do curso, que não somente compareceram, mas auxiliaram na divulgação do curso.
A dificuldade é que várias mais pessoas gostariam de estar presente, mas por se tratar de um dia de trabalho (quinta-feira, pela manhã), não puderam comparecer.



14. Quais os resultados alcançados?

          Comum entendimento entre todos os participantes sobre o papel social que tem o mediador de leitura, que vai além da formação do leitor.                 



15. Comentários


         A oficina proporcionou um momento de debate e reflexão sobre o papel da família e da escola, sobretudo do professor como os principais mediadores de leitura, ou que deveriam ser. Foram abordados temas como as dificuldades que o professor enfrenta e como ele também pode se tornar um “entrave” no processo.
Quando por exemplo se utiliza muito mais dos recursos tecnológicos ( internet) do que do livro.


Nome da Entidade responsável:
Associação Arte Cultura & Vida e Recid DF

Assinatura do educador responsável :

Paula dos Santos Almeida

Contato educador responsável (e-mail e telefone):
Paula dos Santos Almeida –
(61) 34581195 (61) 99783022

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