sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma contadora de histórias e seu repertório


Daniele Ramalho é atriz e contadora de histórias, formada em artes cênicas pela Uni-Rio e tem participado de programações em importantes instituições culturais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos tem participado também de programas de rádio e televisão, tendo criado roteiros de programas sobre mitologia indígena para TV Brasil e Cultura. Apresentou-se em diversas edições do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias (RJ), ao lado narradores de diversos países como Coralia Rodrigues(Cuba), Jean Michel Hernandez (França), Benita Prieto(Brasil) e Boniface O'fogo (Camarões). Participou de programações e festivais na França, em cidades como Paris e Toulouse, e em instituições como a Maison du Conte, em Paris, e na Maison de la Parole, em Burkina Faso, na África Ocidental. Em Burkina, Daniele representou o Brasil no festival YELEEN em janeiro de 2011; narrando histórias brasileiras em cinco cidades. A atriz conta histórias para público adulto e infantil, em espaços diversos como: teatros, ruas, parques, museus, escolas, biblioteca- e até em clareiras de florestas e dentro do rio.

DIA 21/05 - 16.30h Aula-espetáculo "CONTOS INDÍGENAS : uma experiência"

:: Ingresso: R$ 5,00/ Lotação: 50 lugares.

Daniele vai contar histórias indígenas e falar sobre sua experiência com esta tradição e sobre a utilização de referências das cosmologias destes povos na construção do trabalho. Falará da importância dos mitos, da análise e escolha da versão a ser narrada e do trabalho com a corporalidade, mostrando fotos e vídeos que ilustrem estas experiências.


DIA 22/05 - 16.30h Aula-espetáculo "CONTOS AFRICANOS e uma viagem a Burkina Faso, o país dos homens íntegros"

:: Ingresso: R$ 5,00/Lotação: 50 lugares.

A atriz vai narrar histórias africanas e falar de sua experiência com o griot Sotigui Kouyaté que conheceu em 2002. O griot é o portador da tradição oral, da memória de seu povo e tem funções espirituais e políticas, exercendo importante papel social. Sotigui foi um homem de grande importância para a cultura africana, um verdadeiro embaixador da África no mundo. Em janeiro de 2011, Daniele foi convidada a participar do festival YELEEN, na Maison de la Parole, instituição criada por ele e que hoje é dirigida por seu filho, Hassane Kouyaté. As imagens e relatos desta viagem serão partilhadas nesta aula-espetáculo.

Informações: colectivoalmanaque@gmail.com, difusão.folclore@iphan.gov.br

Museu do Folclore Edison Carneiro
Rua do Catete, 179. Catete.
Rio de Janeiro
Tel: 2285-0441 (Difusão Cultural)

www.danieleramalho.com.br

www.cnfcp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário