sábado, 25 de novembro de 2023

'Maior que Taylor Swift': Fãs de Conceição Evaristo 'acampam' para ver autora na Flip

 'Maior que Taylor Swift': Fãs de Conceição Evaristo 'acampam' para ver autora na Flip

Por — Paraty Whatsapp

Na manhã de sábado (25), a carioca Maria Aparecida Souza Cruz praticamente "acampou" para prestigiar Conceição Evaristo, sua ídola literária. Hospedada em uma casa no centro histórico de Paraty, acordou cedo e, às 7h40, foi a primeira a chegar na fila para a mesa da escritora, prevista para às 10h na Casa Estante Virtual, dentro da programação paralela da Flip 2023

Ela não se arrependeu. Duas horas depois, a fila já dobra a esquina. Fica claro que não haverá espaço para todo mundo dentro da casa, com capacidade para 500 pessoas. Fãs nervosos reclamam de "furos", outros atrasados tentam pelo menos garantir um lugar para assistir a mesa do lado de fora, pela janela, ou conseguir um autógrafo após a fala da autora.


Mesmo fora da programação oficial, Conceição Evaristo já pode ser considerada um dos nomes mais disputados da Flip, que se encerra amanhã. Ela está lançando no evento o seu novo livro, "Macabéa: Flor de Mulungu" (Oficina Raquel), e até domingo participa de mais duas mesas, com sessões de autógrafo.

- Conceição deveria estar na programação principal - protesta Souza Cruz.

À medida que a hora da mesa se aproximava aumentava o nervosismo e as reclamações contra o movimentos de fura-fila. Um dos responsáveis pela produção tenta acalmar o público usando os ensinamentos da própria obra da autora.

- Em se tratando de Conceição Evaristo, temos que pensar no outros, respeitar... - diz ele.

Conceição Evaristo em sua mesa na Casa Estante Virtual — Foto: Domingos Peixoto/ Agência O GLOBO
Conceição Evaristo em sua mesa na Casa Estante Virtual — Foto: Domingos Peixoto/ Agência O GLOBO

A carioca Carla Tosta, que chegou às 9h, deixou a esposa guardando seu lugar e foi para a frente da fila para fiscalizar o movimento e impedir furos.

- Estou tentando organizar a fila e garantir a minha entrada - justifica.

A movimentação intensa fez lembrar os shows de grandes astros do pop. Algumas pessoas já começam a chamar Conceição de "a Taylor Swift da Flip". Mas o rótulo não agrada a alguns fãs, como Carla Tosta.

- Não é uma boa comparação - diz ela. - Conceição é muito maior que Taylor Swift.

Fã exibe novo livro de Conceição Evaristo: chance de um autógrafo — Foto: Domingos Peixoto/ Agência O GLOBO
Fã exibe novo livro de Conceição Evaristo: chance de um autógrafo — Foto: Domingos Peixoto/ Agência O GLOBO

Quando a mesa começa, uma multidão que não conseguiu entrar se aperta perto da janela para tentar ouvir Conceição. De acordo com o levantamento da Casa Estante Virtual, mais de 500 pessoas assistiram a mesa (ou parte dela) do lado de fora. Muitos ficaram só um pouco e desistiram, como Romênia Mariani e Mariana Morais, que vieram de Brasília para acompanhar as atrações da Flip. Muito chateadas por não ver Conceição, elas avisam que mandarão uma "reclamação formal" para a organização do evento.

- Pessoas do porte da Conceição precisavam de um ambiente maior - lamenta Romênia. - E mesmo assim, poderia ter algo reverberando para as pessoas de fora. Olha quanta gente aqui fora sem conseguir ouvir. Podia ter um telão ou um áudio para quem não pode entrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário