quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Convite para debate e lançamento do livro: "Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire".

Logo_Recid (2).jpg
A Rede de Educação Cidadã do DF e Entorno convida a todos e todas para uma roda de conversa com o escritor e professor Venício Lima, que acabou de relançar o seu livro - "Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire" (Editoras: UnB e Perseu Abramo). 

O objetivo da atividade é fazer um breve debate sobre as ideias de Paulo Freire no campo da comunicação e da cultura, refletindo sobre as suas contribuições nessas duas áreas. Essa atividade será mais um lançamento dessa nova obra do professor, mas também vamos aproveitar a oportunidade e fazer um diálogo sobre a atualidade e importância dessas ideias de Freire na construção do poder popular e como essas ideias iluminam a luta dos grupos e movimentos sociais.

Dia 10 de novembro a partir das 19h no auditório do Sindicato dos Urbanitários do DF (STIU-DF) 
Local: SCS - Quadra 6 - Bloco "A" - Edíficio Arnaldo Vilares - 7 andar.

Participe com a gente!!!


Sobre a obra...
O  livro foi publicado originalmente há exatas três décadas, a nova edição traz uma versão revisada, citações adicionais e prefácio de Ana Maria Freire, a Nita, viúva do pensador. Fruto de tese de doutorado defendida em agosto de 1979, a obra traz uma análise sobre a importância de Paulo Freire para o estudo da comunicação sob uma ótica ainda hoje vanguardista. O registro do autor evidencia o conceito proposto pelo educador, que concebe a comunicação de forma dialógica, ou seja, obtida através do direito de todos os indivíduos ao acesso à informação e aos meios necessários para o direito de resposta e articulação. Segundo Lima, ao entender a comunicação como uma relação entre sujeitos, Freire afirma que toda relação de poder fica excluída, sendo que o conhecimento gerado por este diálogo está comprometido, de forma inerente, com a justiça e a transformação social. As reflexões de Venício A. de Lima acerca da obra de Paulo Freire evidenciam o ineditismo do pensamento visionário do filósofo, que já previa o caminho da comunicação como diálogo sendo a única via coerente, ainda no início da década de 1970, antevendo em muito o surgimento da internet e, por conseguinte, da revolução digital. O livro também aborda de forma ampla os conceitos de censura e liberdade de expressão, destacando o silêncio da grande mídia sobre determinados temas como a forma mais usual de sonegar o conhecimento, ao evitar trazer o assunto para o debate público. A análise de Lima mostra como a obra de Freire permanece há 40 anos como uma das poucas referências amplas e atualizadas para se pensar as novas tecnologias de comunicação e também a tão questionada regulação dos meios. Mais informações.

Sobre o autor...
Venício A. de Lima é jornalista, sociólogo, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Illinois; professor-titular de Ciência Política e Comunicação aposentado da Universidade de Brasília e fundador e primeiro coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário