quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Elicio Pontes lança livro de poesias

O poeta cearense e professor universitário da Faculdade de Educação da UnB, Elicio Pontes, lança hoje (17/08) no Martinica Café (CLN 303 Bloco A, loja 4, Asa Norte), em Brasília, às 20h, seu novo livro de poesias Metade de mim é verso. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (61) 3326-2357.
Professor por vocação, poeta por natureza. É assim que se entende Elicio Pontes, cearense de Nova Russas e brasiliense de orgulho. O Cria da Cidade mergulha nos versos criados pelo homem sensível, que exercita a arte em horas vagas da atividade de mestre/doutor da Universidade de Brasília, onde exerce o ofício em sala de aula desde 1971.

— Antes de encontrar a poesia/ ela me encontrou/ sentou-se ao meu lado/ aninhou-se em meu ombro/ e tomou conta de mim.

A dimensão dessas palavras explica o posicionamento de Elicio Pontes diante de sua arte. Dono de simplicidade e singeleza, ele constrói, como um carpinteiro, os versos. A inspiração vem sem esforço ou cálculo. Brota em poemas que viraram livros, como Os olhos do tempo (Abaré Editorial).

— Os olhos do tempo são acolhedores e amáveis/ quando abrimos os braços/ para o abraço amigo/ para o amor/ para a vida.

Na gravação, Elicio Pontes lê os seus poemas mais longos, revê os mais curtos. É preciso recorrer aos escritos. Há uma série Haikai, que caberia bem no Twitter.

— Ainda não consigo conceber uma poesia pensando num espaço limitado de 140 toques, ressalva.

Um desses poemas sai da boca de Elicio Pontes e emociona. É o Bom-dia.

— Isso não é um poema

É apenas uma declaração de amor

(Como se fosse possível te falar de amor sem poesia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário