terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Distrito Federal formaliza adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)



A ministra da Cultura, Marta Suplicy,o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, participaram nesta terça-feira (22), às 12h, no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional, da cerimônia de adesão do Distrito Federal ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Entre os objetivos do SNC está a formação de uma estrutura que articule e organize a gestão cultural, aproximando as administrações federal, estaduais e municipais e a sociedade civil.
Com a adesão, o Distrito Federal assume o compromisso de estruturar o sistema distrital de cultura. O novo mecanismo assegura a transparência e o controle social do setor cultural, a partir da implementação de conselhos de cultura, fundos de cultura e outras formas de participação nas políticas públicas de produtores culturais e da comunidade em geral.
Serviço
Adesão do Distrito Federal ao Sistema Nacional de Cultura
Dia: 22/01, terça-feira
Horário: 12h
Local: Foyer do Teatro Nacional -  Setor Cultural Norte, Brasília





























































Compartilhe:

domingo, 20 de janeiro de 2013

Alunos da Apae trabalham na Câmara com conservação de documentos e livros


A tarefa realizada diariamente requer paciência e determinação
Publicação: 20/01/2013   correioweb
Grupo com deficiência intelectual passou por treinamento e recebeu certificado de higienizador: planos e confiança
Grupo com deficiência intelectual passou por treinamento e recebeu certificado de higienizador: planos e confiança

Para muitos, o processo é natural. Encontrar um bom emprego após terminar a faculdade faz parte do caminho trilhado desde o jardim da infância. No entanto, obter independência na vida adulta é uma tarefa difícil para pessoas como Michele Santos. Ela nasceu com deficiência intelectual (DI), o que dificulta o aprendizado. Aos 32 anos, cursa o 3º ano do ensino básico, mas nem por isso desistiu do que chama da “vida de gente grande”.

Michele faz parte de uma turma de oito pessoas com DI que trabalham na higienização de documentos antigos da Coordenação de Preservação de Bens Culturais da Câmara Legislativa. A chance é resultado de uma parceria de órgãos federais com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF).

O projeto Emprego Competitivo Apoiado inseriu, desde 2007, 26 portadores de DI no mercado de trabalho. Eles atuam na área de conservação dos volumes, por meio de higienização de livros e documentos. Os oito alunos na Câmara Legislativa conseguem, por ano, limpar e conservar mais de 540 mil folhas. “Trabalhar me animou para estudar. Quero fazer faculdade e chamar os meus amigos para a formatura”, conta Michelle, que conseguiu viajar para o parque da Disney, nos Estados Unidos, com o próprio salário. “Eu ajudo meus familiares e pretendo levar meus pais para viajar em Manaus”, planeja a moradora de Sobradinho.