terça-feira, 8 de agosto de 2023

VAMOS FAZER UM FILME COM A NOSSA CARA? PLANO DE AÇÃO COMITÊ POPULAR DE LUTA CLUBE DO LULA LIVRO/LEI PAULO GUSTAVO


PLANO DE AÇÃO COMITÊ POPULAR DE LUTA CLUBE DO LULA LIVRO

Desenvolver Oficinas Comunitárias de Produção Audiovisual junto a Pontos de Cultura, Bibliotecas Comunitárias e Comitês Populares de Luta para formatar projetos a serem apresentados nos editais locais da Lei Paulo Gustavo (municipais, distritais e estaduais).

Com a implementação da Lei Paulo Gustavo pelo Ministério da Cultura, abre-se uma avenida de oportunidades para a realização de projetos culturais pelas comunidades em todo o Brasil neste segundo semestre de 2023. Nesse cenário, os Comitês Populares de Luta podem ter uma atuação determinante para um grande resultado no sentido de desenvolver produtos audiovisuais que reflitam a estética da nossa Cultura Popular, uma vez que mais de 70% dos 4 bilhões de reais são destinados obrigatoriamente às produções audiovisuais.

O Plano de Ação do Comitê Popular de Luta Clube do Lula Livro consiste em desenvolver oficinas vivenciais em produção audiovisual, rádio, blogs e redes sociais, com editorias que abordem o cotidiano das comunidades envolvidas, estruturando rotinas diárias em Agências Comunitárias de Comunicação, espaços de atuação profissional em ambiente de ensino-aprendizagem, desenvolvendo produtos audiovisuais (ficção, documentário, clip, etc.,) incluídos em projetos apresentados nos editais da Lei Paulo Gustavo em nível municipal, distrital e estadual e tantos outros junto ao mercado de economia solidária, capacitando jovens e adultos para atividades de comunicação comunitária, gerando conteúdo para redes sociais e programas de rádio e TV para veiculação na web e em espaços na programação da Rede Pública de Televisão, Rádios e Canais Comunitários de TV.  

Propomos a realização de Mostras de Audiovisual Comunitário e do programa de TV “REDE COMUNITÁRIA”(TV BRASIL – Redes Sociais)  a partir do produto gerado na aprendizagem prática das oficinas, divulgando as ações das comunidades onde estão inseridas as Bibliotecas do Clube do Lula Livro como Unidades Comunitárias de Comunicação, além de iniciativas de empreendedorismo solidário identificadas e desenvolvidas no âmbito dos programas governamentais e comunitários.

 

O Comitê Popular de Luta Clube do Lula Livro, Leitura e Linguagens buscará  parcerias com entidades da sociedade civil, implementando ações de convergência dos programas de incentivo ao Livro e Leitura já existentes (Arca das Letras/Mala do Livro/Sala Verde/Pontos de Leitura/Cultura Viva/Pontos de Cultura/RECID – Rede de Educação Cidadã) além daqueles em desenvolvimento que se apresentarem. 


Dinamização das ações culturais através da implantação e resgate de bibliotecas domiciliares e comunitárias, articulando e valorizando as Culturas Populares, Agricultura Familiar e Orgânica, Comunidades Tradicionais, Economia Solidária e Criativa, Juventude, Turismo de Base Comunitária e demais movimentos existentes no campo e na Cidade.

 

Desenvolver as ações com os princípios e diretrizes do Marco de Referência da Educação Popular para as políticas públicas, estruturando redes de agentes e facilitadores de leituras e linguagens artísticas.

Oportunizar espaços de interação e debate através de ações de disseminação de linguagens alternativas para o processo de fortalecimento comunitário e solidário na diversidade dos territórios regionais.

Promover o acesso digital no intuito de formar e capacitar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho.

Descobrir, pontuar e desenvolver os potenciais econômicos das comunidades, ressaltando suas riquezas históricas, naturais e produtivas com respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.

Estimular o Turismo de Base Comunitária, tendo em vista o desenvolvimento de ações que viabilizem a potencialização da economia local e regional por intermédio do uso racional dos recursos naturais e patrimônio histórico e ambiental.

Incentivar a economia criativa e solidária junto as comunidades tradicionais por intermédio de diagnósticos sócio-econômicos.  Esta ferramenta servirá como base de dados para a elaboração e execução de ações de fomento aos arranjos produtivos compatíveis com a realidade de cada lugar.

 

            O Programa CLUBE DO LULA LIVRO, LEITURA E LINGUAGENS - busca a convergência de ações de diversos Programas governamentais já existentes desde os governos Lula e Dilma, em ação ou desativados, junto as comunidades. A articulação de diversas atividades através de oficinas pedagógicas, tendo como público alvo adolescentes, jovens e adultos do campo e da cidade, formarão Agentes e Facilitadores da Leitura junto as bibliotecas comunitárias e domiciliares, que formam o Clube do Lula Livro, Leitura e Linguagens, disponibilizando  instrumentais de leitura do mundo que auxiliem as comunidades na busca da elevação da auto estima e organização em seus territórios.

            Com resultados positivos das ações desenvolvidas pelos Programas já existentes, torna-se importante dar continuidade, lançando mais Bibliotecas em outras comunidades, com a formação de mais novos Agentes de Leitura na perspectiva da Educação Popular, treinados para o uso do livro, da leitura e das linguagens tecnológicas na valorização, mapeamento, registro e divulgação das expressões culturais comunitárias. Um trabalho que pode ser ampliado para mais povos e territórios, fortalecendo a luta contra o analfabetismo e promovendo a elevação da consciência política.

         O CLUBE DO LULA LIVRO busca a cultura de paz e a harmonia na convivência social, estimulando ainda o delineamento e execução de políticas públicas eficientes e sustentáveis, tais como inclusão digital e preservação ambiental, tendo em vista o urgente e necessário processo de recuperação de mananciais importantes à sobrevivência dos povos, bem como a inclusão digital de crianças e adolescentes por intermédio da implantação de Projetos de inclusão digital, que servirão como ponto de apoio para formação e capacitação de agentes de leitura comunitários, com vistas a maior difusão de conhecimento e práticas empreendedoras sustentáveis. O projeto permitirá a troca de conhecimentos e saberes técnicos e vocacionais que prepararão nossos jovens para o mercado de trabalho e para os demais desafios ao longo da vida.

Lançamento da Campanha LIVRO NA MÃO ARMA NÃO com Educação e Cultura Popular, promovendo a entrega de novos acervos literários em Brasília-DF/Goiás e Minas Gerais com oficinas de formação para Agentes de Leitura que atuarão na disseminação da campanha  como multiplicadores na perspectiva da Educação Popular a partir de três eixos: Educação, Comunicação/Cultura Popular e Trabalho/Geração de Renda em Economia Solidária e Criativa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário