quarta-feira, 4 de março de 2015

Projeto "Cia do Solo - Histórias Escolhidas a Dedo" acontece em 10 Bibliotecas Municipais do Rio de Janeiro

Jornal do Brasil

A Cia do Solo, formada pelos artistas Gabriel Sant'Anna e Martha Paiva, inicia em março seu mais novo projeto: "Cia do Solo - Histórias Escolhidas a Dedo", que vai apresentar em dez bibliotecas municipais espetáculos de contação de histórias com um repertório que inclui lendas indígenas, fábulas africanas, contos brasileiros, europeus e orientais, além de textos de escritores nacionais como Ricardo Azevedo e Sérgio Caparelli.
O objetivo do projeto é divulgar a arte de contar histórias que é uma das mais antigas manifestações culturais presente em todos os povos, e assim demonstrar a sua relevância na arte e na educação ao ser capaz de proporcionar, a qualquer pessoa, independente de idade, o prazer de presenciar uma performance narrativa, além de despertar o interesse e o gosto para a leitura de um bom livro.
Os espetáculos serão apresentados em dois turnos (manhã e tarde) em dez bibliotecas municipais da cidade (ver lista completa abaixo), com entrada franca e aberto ao público em geral.
Os espetáculos
Os espetáculos serão apresentados com a utilização de diversos recursos como a linguagem do palhaço, a pantomina, a comicidade, música ao vivo, a manipulação de bonecos e o uso de adereços diversos. O grupo se vale da linguagem do palhaço e da pantomina que contribuem com o texto ampliando as possibilidades narrativas, a fim de ilustrar e fazer o público interagir com as histórias estimulando a participação da plateia.
Entre as histórias que serão apresentadas podemos destacar os contos tradicionais brasileiros e as lendas indígenas; as histórias de Zé Macaco, conto popular do livro "Contos de bichos do mato", de Ricardo Azevedo e algumas das "30 fábulas contemporâneas para crianças", do escritor Sérgio Caparelli; além de contos europeus, orientais, africanos e fábulas de Esopo.
Contos, lendas e fábulas
Contos tradicionais brasileiros - Serão três contos: "A mãe de São Pedro" e "Quem tudo quer, tudo perde", de Luís da Câmara Cascudo, "A raposa e o homem", de Monteiro Lobato e "A gente que ia buscar o dia", de Basílio de Magalhães;
Lendas indígenas - Lendas que são contadas de Norte a Sul do país como "A lenda do Uirapuru" e "A lenda do João de Barro";
Contos, lendas e fábulas do mundo - "O velho e o seu neto", do dinamarquês Hans Christian Andersen, a lenda francesa "A linha mágica", a história chinesa "A lenda do dragão dourado" e três contos que abordam a transcendência e os valores espirituais, o conto judaico "O quebrador de pedras", os japoneses "Hurashima e a tartaruga" e "O monge e o escorpião", além das fábulas africanas que falam sobre as origens e o comportamento dos animais como "Por que a girafa não tem voz?", "O macaco e o coelho" e "A princesa que não falava". E por fim, três fábulas do grego Esopo que tratam da natureza humana: "O sapo e o boi", "O galo e a raposa" e "O homem, seu filho e o burro".
Serviço:
Projeto "Cia. do Solo - Histórias Escolhidas a Dedo" - com a Cia do Solo, formada pelos artistas Gabriel Sant'Anna e Martha Paiva. Contação de histórias sobre lendas indígenas, contos europeus, orientais, africanos e brasileiros e fábulas de Esopo, utilizando linguagem de palhaço, pantomina, música, bonecos manipulados e adereços.
Local: Bibliotecas Municipais
Horário: Às 10h e às 14h
Em março: dias 12/3 (Ilha do Governador), 26/3 (Irajá) e 27/3 (Tijuca)
Em abril: 1/4 (Botafogo), 2/4 (Santa Teresa), 8/4 (Campo Grande), 9/4 (Gamboa), 10/4 (Cidade Nova), 29/4 (Maré) e 30/4 (Jacarepaguá)
Entrada Franca - Censura livre
Veja a programação completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário