sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Duas divas pop estão influenciando jovens a gostar de Clarice Lispector; veja quais são

 


Duas divas pop estão influenciando jovens a gostar de Clarice Lispector; veja quais são

No início dos anos 2010, era comum nos depararmos com frases motivacionais que diziam ser de autoria de Clarice Lispector. Em pouco tempo, essas postagens se tornaram memes, que, juntamente com as leituras obrigatórias dos vestibulares, ajudaram a popularizar as obras da escritora entre os jovens. Atualmente, as divas pop, como Olivia Rodrigo e Lorde, assumem um papel semelhante.

Clarice Lispector atinge um novo público

Pouco de lançar o seu último álbum, 'Virgin', a cantora Lorde revelou, em entrevista ao 'Estadão', que buscou inspiração na literatura para compor as novas músicas. O principal foco da artista, no entanto, foram escritoras mulheres, entre elas a ucraniana-brasileira Clarice Lispector. Segundo a diva pop, as obras a ajudaram a escrever com veracidade sobre a "ruína feminina". 

"Comecei esse álbum lendo muito. Quis ler autoras que usam aquele tipo de intensidade sem remorso, fisicalidade, estranheza. Li Annie Ernaux , Rachel Cusk e Clarice Lispector", afirmou.

E impacto da escritora na cantora parece ter sido realmente forte. Isso porque, nas redes sociais, fãs comentaram que conseguiram identificar paralelos entre um de seus livros e a canção 'David'. "Sinto que a Lorde terminou de ler a 'A Hora da Estrela' e a própria Clarice veio em espirito, sussurrando no ouvido dela a letra de 'David'", disse um internauta no X (antigo Twitter).

Divas pop e comunidade literária online

Entretanto, a artista neozelandesa não é a única interessada nas obras da ucraniana-brasileira. Em uma entrevista recente à Vogue, Olivia Rodrigo contou que estava não somente lendo o clássico de 1977, como o utilizando para se inspirar e aprimorar o vocabulário.


"Esse é o livro que estou lendo agora. Ganhei da minha amiga Annie St. Viccent. Nós estávamos fazendo shows no Brasil, e ela é tão doce. Ela até escreveu uma dedicatória também. Foi ela quem me deu todos os meus livros favoritos. De aniversário, ela me deu um livro da Joan Didion e eu me apaixonei. Eu estou marcando o livro todo, porque todas as palavras são tão bonitas. Eu estou escrevendo nas margens", afirmou.


Na opinião da gerente editorial da Rocco, Ana Lima, em um movimento semelhante ao que ocorreu em 2010, essas personalidades, assim como os criadores de conteúdo do meio literário, têm impulsionado os livros de Lispector. "Clarice é pop: está nas redes e nas declarações de celebridades da música e do cinema. O crescimento nas vendas dos livros da autora vem acontecendo nos últimos anos, e coincide com os trechos viralizando no TikTok", explicou ao 'O Globo'.